Como fazer uma horta orgânica em casa?Por enquanto, ter acesso a alimentos cultivados sem agrotóxicos pode ser difícil para algumas pessoas: pelo custo ou pela região onde moram. Uma solução pode ser fazer uma horta orgânica em casa.

De acordo com o especialista em Agricultura Orgânica, Thiago Campos, ter uma horta orgânica em casa, além de ser uma atividade relaxante também representa qualidade de vida.

A horta orgânica pode ser feita em um vaso e até mesmo em garrafas recicladas, organizadas em uma horta vertical que pode aproveitar o espaço. Vamos aprender?

Como fazer uma horta orgânica em casa?

As diferenças entre as plantas

O sucesso de uma horta orgânica se deve também à atenção dada aos diferentes tipos de plantas que estarão ali. Cada espécie precisa de cuidados especiais e é preciso organizar as sementes.

Caso a horta seja plantada diretamente no solo, listei algumas opções interessantes para facilitar e combater a erosão do solo.

– Ação de blocos
– Tijolos
– Pneus

As sementeiras podem ser feitas até mesmo de isopor para cultivar as mudas, que depois serão transferidas para o solo.

Horta versátil

“O transplante de mudas garante um melhor aproveitamento das sementes ao mesmo tempo em que fortalece as plantas para se desenvolverem de acordo com o esperado”, explica Thiago.

Em casos em que a plantação será feita em vasos e jardineiras, é necessário que os utensílios sejam adequados ao espaço disponível em casa. Assim, além de funcionais, podem ser excelentes opções para decorar o ambiente.

“A grande vantagem de vasos ou jardineiras em relação à canteiros fixos é que é possível montar ambientes altamente decorativos, transformando uma parede qualquer em uma horta vertical”, orienta o especialista.

Atenção com o solo

É por meio do solo que as plantas receberão os nutrientes, portanto, ele deve ser:
– Fértil e “fofo” (na densidade adequada) para que a entrada de nutrientes coincida com o crescimento do sistema radicular.

A irrigação é outro ponto de atenção, já que o solo precisa ser mantido úmido, mas com o cuidado!
Não deixe ele ficar encharcado para que não ocorra a proliferação de fungos ou bactérias.

Para a manutenção do solo, é possível utilizar diversos adubos orgânicos feitos com o próprio lixo orgânico como cascas de ovos, por exemplo, que são uma excelente fonte de cálcio.

Quer saber mais?

Como fazer uma horta orgânica em casa?

Como fazer uma horta orgânica em casa?

Quem tiver interesse em cultivar uma horta em casa, o Thiago Campos disponibiliza um e-book com todas as dicas e seis opções de alimentos para plantar.

Leia também:
Fazenda de orgânicos só contrata moradores de rua
Já imaginou um GPS de alimentos orgânicos?
Feiras de orgânicos para quem é do ABC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *