Diabetes CansaOie nossa colaboradora, Fabiana Couto, nos enviou um novo artigo para juntos refletirmos sobre um tema bem importante Diabetes Cansa . Ela irá nos contar sobre os impactos vividos diariamente por ela e mais 14 milhões de brasileiros com Diabetes, vamos conferir?

Diabetes Cansa

Injeções diárias, medições de glicemia, gerenciamento da hipo, da hiper, fadiga, cansaço, irritabilidade, contagem de carboidratos, erros e acertos, sobe e desce, números e expectativas. De repente fico estável, no dia seguinte, nem tanto.

Diabetes cansa. Acho que às vezes temos medo de admitir esse fato porquê queremos manter o diabetes pequeno, menor do que realmente é.

Olhar para o tamanho dele e o espaço que realmente ocupa em nossas vidas, mentes e corações pode ser um tanto assustador. Talvez por isso ouço tanta gente que tem diabetes dizer que o diabetes “não é nada”. Certamente ele não é tudo, mas nada também não é.

Reconhecer é o caminho

A tentativa de minimizar o impacto que o diabetes tem em nossas vidas é bem intencionada, mas certamente não ajuda. Reconhecer que o diabetes cansa, que ele às vezes ocupa um espaço maior do que gostaríamos, e que tem dias que estamos sem forças; nos ajuda, de forma paradoxa, a recuperar essas forças para seguirmos em frente.

Temos que viver bem para continuarmos sem desistir, nos tornando melhores e mais fortes. Porque as vezes o que a gente mais precisa é apenas reconhecer que está difícil, acolhermos nossos sentimentos, para assim podermos seguir.

Permita-se! Liberte-se!

Porém, quando fazemos o movimento inverso de ignorar o peso e o espaço que o diabetes ocupa em nossas vidas, e em especial damos espaços a vários sentimentos.

E não podemos abafar tanto tudo isso dentro da gente, caso contrário, essas questões aparecem de outras formas, seja através de uma depressão inesperada, ou com outras doenças físicas que através da somatização emocional podem se instalar também.

Negar nossos sentimentos é algo que nos aprisiona, vivenciá-los é algo que nos liberta. Diabetes cansa. Permita-se reconhecer isso e siga em frente!

Até a próxima Fabiana Couto

Diabetes Cansa

O Diabetes e as emoções
Fabiana Couto – Palestra no evento Divabética Fashion Show
Quer conhecer mais sobre a nova colunista então acesse – Divabética tenho certeza que ela vai te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *