Febre Amarela x DiabetesA prevenção é sempre o melhor remédio, mas o que precisamos saber sobre Febre Amarela x Diabetes? O Governo de São Paulo vai antecipar a campanha de vacinação para o dia 25 de janeiro. O objetivo é imunizar 7 milhões de pessoas no estado, sendo 2,5 milhões só na capital paulista.

A dose fracionada que será aplicada tem 0,1 ml, enquanto que uma dose convencional tem 0,5 ml. A vacina fracionada permite a imunização por oito anos, enquanto a completa serve para a vida inteira.

Estudo importante

Recentemente a Sociedade Brasileira de Diabetes divulgou um estudo conduzido por R. Mad’ar e colaboradores (1), avaliou 402 pacientes com diabetes quanto à segurança de uso de vacinas com vírus vivos e concluiu que, com base nos resultados deste estudo retrospectivo, que a vacinação em pacientes diabéticos está livre de qualquer risco, desde que não existam outras contra-indicações, por exemplo, alergia a componentes da vacina ou doença febril aguda grave.

Recomendações que devem ser consideradas

O Doutor Pedro Tauil, renomado especialista e Professor da Universidade de Brasília, resume as recomendações aplicáveis à avaliação da segurança de uso da vacina contra febre amarela em pacientes com diabetes em três tópicos:

– Avaliar risco/ benefício;

– Não há registro de maior número ou maior gravidade de eventos adversos em pessoas com diabetes;

– Assim, se a pessoa eventualmente se expõe ao risco de adquirir a doença (viver ou se dirigir para áreas rurais, onde circula o vírus entre macacos e mosquitos silvestres ou visitar países africanos ao sul do Saara), a vacina é recomendada.

Procure o seu médico!

Febre Amarela x Diabetes

Para escrever este post conversei com alguns diabéticos que já tomaram a vacina e não tiveram nenhuma reação adversa. Para a Dra. Juliana Vidal Vieira Guerra, nutricionista, o organismo de quem tem diabetes pode comprometer vários sistemas, incluindo o imunológico, mas se o paciente estiver com a glicemia bem controlada não existe nenhum agravante.

Mas, mesmo assim a visita ao médico é sempre recomendada principalmente para tirar as dúvidas, só ele poderá fazer as indicações de forma correta e segura!

Sei que a Febre Amarela não tem cura, mas li alguns relatos de pessoas que curaram familiares com produtos naturais indicados para o fígado, principal órgão afetado! Não sei se realmente é verdade, mas fica a dica!

ATENÇÃO AOS SINTOMAS

Fique atento aos sintomas na fase inicial e os sintomas na fase tóxica!

FASE INICIAL:
– Dores de cabeça
– Febre
– Falta de apetite
– Náuseas e vômitos
– Dores musculares principalmente nas costas

FASE TÓXICA:
– Febre alta
– Pele e olho amarelados
– Sangramento boca, nariz, olhos e estômago
– Vômitos
– Principal órgão afetado fígado
– Urina escura
– Dores abdominais

Febre Amarela x Diabetes

O que você achou deste post? Deixe seu comentário! Queremos saber sua opinião e sugestões.
Receba um conteúdo exclusivo do Alimentos Zero click aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *