Em sua 10º edição Gluten Free Brasil reuniu três mil pessoas em São Paulo. Eu estive presente no evento e acompanhei as atividades que foram intensas e extremamente positivas para o setor.
Durante o evento nutricionistas e lojistas, de 25 estados, 215 cidades do Brasil e seis países, como: Itália, Holanda, Portugal, Cuba, Paraguai e Uruguai acompanharam toda programação científica atualizada e com profissionais de renome do Brasil e do exterior.
A edição também contou com o 4º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional, o 3º Trends & Nutrition, o II Encontro Anual dos Celíacos, a 7ª Expo Nutracêuticos & Funcionais e teve o cacau como Homenageado do Ano.
Durante o Congresso também foi lançada a primeira edição da Free From South America. A maior feira de alimentos funcionais da Europa, que terá sua filial sul-americana dentro do Gluten Free Brasil 2020.
Para a Nutricionista e colunista do Alimentos Zero, Elenice Neves, este com certeza foi um evento enriquecedor que permitiu aos principais players do mercado uma visão macro do setor.
“Uma das palestras que participei e chamou a atenção foi a importância de cuidarmos da microbiota intestinal e como a dieta influência na modulação do mesmo, acreditamos que a escolha dos alimentos realmente fazem toda a diferença no dia a dia dos pacientes”, justifica.
Programação Científica
A Sala Glúten Free foi dividida entre a Gut Talks e a Nutri Talks. Na sexta-feira, a Gut Talks tratou de assuntos como:
– Microbioma;
– Metabolom;,
– Câncer;
– Doenças cardiovasculares;
– Evidências das interações da microbiota intestinal e da nutrição.
No sábado, a Nutri Talks abordou assuntos, como: doenças autoimunes, nutrição diagnóstica, atualizações e descobertas a respeito da doença celíaca, mindful-eating, imunomodulação e temas polêmicos como uso do canabidiol.
A médica Dra. Vânia Assaly e a nutricionista Dra. Karina Al Assal fizeram a coordenação científica do evento. Entre os palestrantes, nomes importantes do cenário nacional, com o Dr. Murilo Pereira, o Dr. Gabriel de Carvalho e o Dr. Bruno Zylbergeld.
Além dos palestrantes internacionais, como o Dr. Alessio Fasano, italiano que mora nos Estados Unidos, e a Dra. Ana Pimenta, que veio de Portugal.
Tendências da culinária e do mercado funcional
Sob a coordenação da chef Renata Macena, o 4º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional reuniu 13 renomados chefs e nutricionistas, referências em suas áreas de atuação, que apresentaram receitas conectadas com os princípios da sustentabilidade.
Foram criados pratos que aliaram o sabor dos alimentos à biodisponibilidade de nutrientes, entre os destaques desta edição, estão:
– Chef Renato Caleffi, sócio proprietário do restaurante Le Manjue, reconhecido por seu conhecimento e experiência com gastronomia funcional e orgânica;
– Chef Edson leite, do projeto Gastronomia Periférica (UM TRABALHO QUE TODOS DEVERIAM CONHECER, TODOS!);
Nutricionista Alessandra Luglio e a chef Natalia Luglio, que criaram o sushi vegano; a chef Tati Lund, com o ecossistema comestível
Culinarista Virgínia Cândida, que ensinou a fazer queijos de castanha.
7ª Expo Nutracêuticos & Funcionais
Além das tendências da culinária saudável, o evento apresentou as novidades desse mercado para os próximos anos, na 3ª Edição Trends & Nutrition, que reuniu grandes profissionais de marketing com novas visões sobre o varejo e suas perspectivas.
A programação contou com nomes como Gustavo Negrini, diretor do Gluten Free Brasil, André Nassar, CEO do Grupo MGB, que integra o supermercado Mambo, e Flávio Passos, presidente da Pura Vida.
Para ampliar ainda mais a visão sobre este mercado, a 7ª Expo Nutracêuticos & Funcionais recebeu mais de 80 expositores, como Chocolife, Coco Pure, Veggie BR, Max Titanium, Copra Coco, Desinchá, Sanavita e Divertimente, entre outras!
Todas apresentaram novos alimentos, superfoods, suplementos e nutracêuticos, com as principais características valorizadas pelos consumidores, produtos: orgânicos, funcionais, naturais, sem glúten, sem açúcar, sem lactose, veganos, probióticos e fitoterápicos.
II Encontro Anual dos Celíacos
O Gluten Free Brasil nasceu para falar sobre a doença celíaca. Atualmente o tema foi bastante ampliado, mas sem perder o foco!
Simultaneamente ao evento foi realizado o II Encontro Anual dos Celíacos, que reuniu profissionais da saúde, representantes de associações e de projetos sociais com essa temática, escritores e pessoas com a doença para falar sobre o conhecimento científico atual que se tem sobre ela, dividir experiências e histórias de vida com uma plateia de celíacos.
Com a coordenação da chef celíaca Renata Macena, o evento teve a presença da médica gastroenterologista portuguesa Ana Pimenta, da escritora Eve Ferreti, criadora da personagem Célia Celíaca e do ilustrador Pedro Mota, que vieram de Portugal. Durante o evento eles fizeram o lançamento do livro Celinha Celíaca.
Homenageado do Ano
A cada ano, o congresso Gluten Free Brasil homenageia um alimento, visando destacar as suas propriedades nutritivas e a sua importância na alimentação.
O homenageado desta décima edição foi o cacau, devido à sua alta densidade nutricional e sua relevância em culturas regionais.
Durante o evento a E4 lançou o livro: “Uma Homenagem ao Cacau – Da Agrofloresta à Mesa”, que aprofundou a pesquisa e reuniu evidências científicas sobre o fruto.
A construção da obra foi feita por uma equipe composta de nutricionistas, fotógrafo e jornalista. Em um longe temático, os participantes do evento ainda puderam ver uma exposição fotográfica sobre a cultura cacaueira e agroflorestal do sul da Bahia, assistir a um curta-metragem sobre a sua história e a algumas entrevistas gravadas durante a viagem, e degustar preparações exclusivas preparadas com o cacau.
Gluten Free Brasil reuniu três mil pessoas em São Paulo
Quer saber mais sobre tudo o que aconteceu nesta edição? Acesse GLUTEN FREE BRASIL 2019/2020
LEIA ABAIXO POSTS QUE PODEM TE INTERESSAR:
Agência E4 lança livro “Cacau da Agrofloresta à Mesa”
Três receitas de Bolo sem Glúten
Mitos e Verdades sobre o Glúten