torta-branca-de-neve-ok

Um dos objetivos da data em todo mundo é aumentar a conscientização da sociedade sobre uma doença tão importante que muitos têm e desconhecem.

Os intolerantes permanentes ao glúten não podem ingerir alimentos com trigo, aveia, cevada e centeio ou que contenham traços de alguns deles. A doença Celíaca normalmente se manifesta na infância, mas pode ser descoberta também na fase adulta.

Para comemorar a data vamos sugerir uma Torta de Limão elaborada por Ana Paula e transformada em zero açúcar, zero glúten e zero lactose pelas nutricionistas da Lowçucar. Anote os ingredientes:

TORTA BRANCA DE NEVE (ZERO GLÚTEN, ZERO AÇÚCAR E ZERO LACTOSE)
(Por Ana Paula Fonseca Carneiro Monteiro, Porto Alegre, RS)

INGREDIENTES:
Massa:
2 xícaras (chá) de farinha de arroz (200g)
1 xícara (chá) de fécula de mandioca (100g)
1 ovo (50g)
3 colheres (sopa) de Adoçante Culinária Lowçucar (24g)
Água (70 ml)

Creme:
3 xícaras (chá) de leite de soja (600 ml)
1 vidro de leite de coco light (200ml)
¾ xícara (chá) de Adoçante Culinária Lowçucar (80g)
6 colheres (sopa) de amido de milho (60g)
Suco de 2 limões

Suspiro:
3 claras de ovo (105g)
1 xícara (chá) de Adoçante Culinária Lowçucar (105g)
1 colher (chá) vinagre branco (4 ml)
1 colher (sobremesa) amido de milho (7g)

MODO DE PREPARO:
Massa: Em um recipiente, misture todos os ingredientes até obter uma mistura quebradiça. Coloque a massa no fundo e nas laterais de uma forma de fundo removível (22cmx7cm) e leve assar em forno pré-aquecido em 180ºC por aproximadamente 35min. Tire do forno e reserve.

Creme: Coloque em uma panela todos os ingredientes, exceto o suco de limão. Leve para cozinhar em fogo baixo, até obter um creme homogêneo. Retire do fogo, coloque em uma tigela e leve gelar até esfriar. Depois de frio, adicione o suco de limão e bata na batedeira até obter um creme liso. Reserve.

Suspiro: Em uma panela, coloque as claras com o adoçante, misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até que as claras percam sua viscosidade. Desligue o fogo, transfira para uma batedeira e bata em velocidade alta, adicionando o vinagre e o amido de milho por aproximadamente de 5 minutos ou até obter um suspiro firme. Com o auxílio de uma colher coloque porções desse creme em uma assadeira forrada com papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido à 180ºC até que os suspiros estejam dourados.

Montagem: Com a massa dentro da forma adicione o recheio e leve para gelar por aproximadamente 2 horas, retire da geladeira e decore com os suspiros prontos.

RENDIMENTO: 27 porções de 50g com 101 Kcal cada

TEMPO DE PREPARO: 1h15 minutos

Dica: Se desejar coloque o creme de suspiro em um saco de confeitar com bico pitanga e porcione em uma assadeira forrada com papel manteiga.

Bom Apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *