Para falar sobre a importância da água, nossa colaboradora Dra. Dominique Horta Buim escreveu o artigo
Sete motivos para se hidratar!
     
A hidratação é essencial para que todas as reações do organismo aconteçam de forma satisfatória! E vale lembrar que nada substitui a água para garantir um organismo hidratado. Pois a água:

1. É o principal constituinte do sangue, possibilitando o transporte de oxigênio, nutrientes, hormônios e outros compostos, bem como a remoção de detritos a fim de serem eliminados;

2. Desempenha papel fundamental na regulação da temperatura corporal;

3. Lubrifica os órgãos e articulações, possibilitando menor atrito nos seus movimentos;

4. A água é importante nos processos digestivos, respiratórios e excretórios;

5. É essencial para o controle da pressão arterial;

6. É fundamental para um bom funcionamento do intestino;

7. Hidrata a pele.

O que acontece se você não toma água?

O consumo insuficiente ou a perda excessiva de água causa desidratação, levando à distúrbios de concentração, memorização e sono, menor disposição para realizar as atividades diárias. Tontura, dor de cabeça, carência de vitaminas e sais minerais também são causado pela falta de água.

Você poderá ter dificuldade para eliminação das toxinas, aumento da formação de cálculos renais, aumento da possibilidade de infecções (aparelho urinário e respiratório), ressecamento da pele, cabelo e mucosas, e constipação intestinal, ou seja, a água é essencial para o seu organismo!

Quanto preciso tomar durante o dia?

Sete motivos para se hidratar A quantidade de água que precisamos varia de acordo com o peso, a fase da vida de cada um, além das atividades individuais e temperatura externa. Entretanto, de forma geral, necessitamos de cerca de 2 litros diariamente. As crianças e idosos merecem maior atenção, pois são mais susceptíveis à desidratação.

Como escolher a água correta

A sede é um sinal de que nosso corpo já está entrando em desidratação. Assim, não espere ter sede para beber água! Beba água ao acordar, no intervalo entre as refeições e lanches (até 10 minutos antes e 1 hora após) e também antes de dormir.

Qual água é melhor consumir? Ao comprar a água mineral, observe a quantidade de sódio e o valor do pH. Quanto menor o valor de sódio, melhor ao organismo. Com relação ao pH, busque as que apresentam valor próximo de 7, para que haja maior chance de ela ter um efeito alcalinizante em seu organismo.

Águas Aromatizadas e seus benefícios

Sete motivos para se hidratar Muitas pessoas não gostam de tomar água ou não tem o hábito de tomar a quantidade correta, uma opção que pode incentivar o aumento no consumo são as Águas Aromatizadas que estão em alta neste Verão.

Estas águas aromatizadas são a combinação de frutas vermelhas ou cítricas, ervas e especiarias, sendo assim, possuem ação desintoxicante, anti-inflamatória e antioxidante. Essas combinações são indicadas para quem busca o emagrecimento, melhora da saúde e prevenção de doenças.

Leia duas sugestões que a Dra. Dominique selecionou para você preparar em casa ou até mesmo servir em festas, feiras e eventos!

Primeira sugestão – Limão, Gengibre e Hortelã

Ingredientes:

– 1 litro de água;
– Limão cortado em rodela;
– Fatias pequenas de gengibre;
– Folhas de Hortelã à gosto;

Modo de preparo:

– Em uma jarra coloque todos os ingredientes previamente higienizados e acrescente a água;
– Para que haja maior liberação dos sabores na água, é desejável macerar levemente os ingredientes e aguardar cerca de uma hora depois de acrescida a água.
– Na hora de servir, acrescente gelo a gosto e pode ir repondo a água, mas a dica é ão deixe ultrapassar três horas!

Segunda sugestão – Frutas Vermelhas, Alecrim e Canela

Ingredientes:

– Frutas vermelhas à escolha (romã, amora, framboesa, morango);
– Alecrim a gosto;
– Canela em pau;

Modo de preparo:

– Em uma jarra coloque todos os ingredientes previamente higienizados e acrescente a água;
– Para que haja maior liberação dos sabores na água, é desejável macerar levemente os ingredientes (exceto a Canela) e aguardar cerca de uma hora depois de acrescida a água.
– Na hora de servir, acrescente gelo a gosto e pode ir repondo a água, mas a dica é ão deixe ultrapassar três horas!

Por Dominique Horta Buim – CRN3 – 34071